SARNA DEMODÉCICA EM CÃES

19/02/2010 at 13:08 137 comentários

                    Também chamada de demodicose ou sarna negra, é causada por um ácaro do gênero Demodex , componente natural da flora da pele de cães. É transmitida por contato direto das mamas da mãe infectada com os focinhos dos filhotes durante a amamentação dos primeiros dias de vida. Alguns porquês ainda não são conhecidos, como o fato de apenas alguns filhotes desenvolverem a doença. Não é transmitida pelo contato entre cães adultos e nem aos seres humanos.

Demodex Canis

                    Entre teorias genéticas e imunossupressoras, é sabido que a instalação da doença tem relação com a imunidade do paciente. Eventos como cio, quimioterapia e viroses dentre tantos outros podem facilitar o desenvolvimento destes parasitas no folículos pilosos. Conforme crescem e se reproduzem, colonizam mais folículos e causam dor e inflamação. Isto pode ser localizado ou generalizado.

                    Com a evolução da enfermidade, surgem bactérias (e até fungos) oportunistas que se instalam e causam a infecção secundária ( as mais comuns são do gênero Staphylococcus ). Tem-se o início de furuncoloses e comedões (piodermite profunda) traduzidas em forte odor, apatia e dor generalizda. A cronicidade deste quadro leva a pele a um processo de lignificação, tornando-a enegrecida (daí o nome sarna negra).

                     Apesar das dificuldades em prognósticos e condução dos casos clínicos, existem hoje no mercado diversos produtos capazes de tratar esta sarna e não há muito segredo. Contra as infecções secundárias, fornecemos antibióticos de amplo espectro (até por 60 dias ou mais, dependendo da gravidade do caso).  Ora, se o processo é favorecido por baixa imunidade, então vamos elevar esta imunidade com estimulantes ( existem ótimos produtos veterinários e da linha humana).

                    Acho que as maiores variações ficam por conta do tratamento do ácaro em si. O emprego diário de ivermectinas é eficaz, porém deve cair em desuso, pois a longo prazo pode ser hepatotóxico ( que dirá vacas e cavalos!). Alguns animais não respondem favoravelmente a este tratamento e o emprego de análogos ( moxidectina ou doramectina) pode resolver o problema. A meu ver, a tendência é que tenhamos um crescimento na opção de  produtos de longa ação, minimamente invasivos ( aplicação top spot, sem serigas e traumatismos aos cães) e de poucos efeitos colaterais.

                     Penso ainda que o uso de amitraz deveria ser repensado. Apesar de efetivo ( assim como óleo queimado) e barato, causa intoxicações nos cães (gatos é batata!!), com alterações hepáticas. No mínimo mais sonolento o cão fica, fora o risco de tomar sol e queimar a pele.

Créditos:

1 – Imagem Demodex Canis: arquivo internet

About these ads

Entry filed under: textos. Tags: .

PIOTÓRAX EM FELINOS PETISCOS PARA CÃES: SÃO NECESSÁRIOS?????

137 Comentários Add your own

  • 1. katia virginia  |  20/02/2011 às 22:55

    tenho uma dachshund com conco meses, so após passar pelo terceiro veterinário descobri que ela esta com sarna negra, entramos com o cydectin duas vezes na semana por oito semanas, percebi que houve uma melhora mas ela esta muito avançada com bolinhas com pus e o vet colocou funil para ela obter uma cicatrização mais rápida, mas morro de dó, mandou dar banho duas vezes na semana com sabonete antibactericida, percebo que ela coça menos, tem mais alguma coisa que poderia estar fazendo, obrigada, abraços!

  • 2. Albano  |  10/04/2011 às 11:32

    Tenho alguns câes com sarna. Depois de alguns tratamentos e poucas melhoras tenho utilizado ultimamente o seguinte e com bons resultados.

  • 3. Albano  |  10/04/2011 às 11:37

    Misturo num litro de água cerca de 100 Gramas de enxofre molhável e 1 decilitro de gasolina. Depois de tudo bem misturado, passo nas zonas afectadas, duas a três vezes por semana. Os meus cães melhoraram completamente e as manchas desapareceram.

  • 4. José Couver  |  19/07/2011 às 02:15

    rapaz!!!enxofre e gasolina!!??espero que vc não fume perto deles…

  • 5. Margarete M. Silva  |  11/10/2011 às 17:51

    meu cão tem sarna negra, e o estou tratando com óleo de melaleuca, e champu do mesmo óleo com cetoconazol.
    Ele esta bem melhor, as feridas secaram, pena que meu dog
    esta bem velhinho.
    espero que minhas informações ajudem os donos de cães que
    sofrem dessa doença horrivel, e não fiquem com feridas como em
    fotos que vi.

  • 6. matias jose schneider  |  21/10/2011 às 18:10

    Respeitosamente, tenho o dever de dizer o que já aconteceu inúmeras vezes com os cachorros que tive. Sarna. Nunca encontrei qualquer remédio que curasse essa doença. Todos os xampus, sabonetes, remédios etc, nunca, nunca deram qualquer resultado.
    A única coisa que, em todas as ocasiões resolveu o problema da maldita sarna, foi: Óleo queimado com enxofre em pó.
    Por que será que não difundam essa prática de uma vez ? Será que é para não interromper a venda de remédios ?

  • 7. acbvonancken  |  21/10/2011 às 19:14

    No que tange em relação às industrias de medicamentos e suas políticas não posso falar nada porque não sei. O que posso garantir é que o óleo queimado pode causar uma intoxicação grave em um animal na medida em que o mesmo é absovido pela pele, causando desde paralisia de orgãos até óbito. Não acho que compense. Acredito que existem bons medicamentos capazer de sanar este problema em seu cão.
    Abs
    Dr. Adalberto

  • 8. matias jose schneider  |  26/10/2011 às 23:56

    Em tempo:
    Os cachorros que tratei com óleo queimado e enxofre, eram todos de grande porte. Assim, devemos considerar o conselho do Dr. Adalberto, pois que, se se aplicarmos meu método (óleo/enxofre) em cães pequenos, e consequentemente frágeis, existe, sim, a possibilidade de intoxicação.
    M.J.Schneider

  • 9. Eli  |  02/11/2011 às 23:05

    Meu cão está muito mal da sarna demodecica e eu já fiz de tudo. Ele melhora por algum tempo e logo piora. Desta vez ele está sem pelos e com a pele toda preta e se coça muito.Uso cefalexina todos os dias e vou voltar a dar o cydectin. Sei que ele está bem debilitado, mas não quero que ele sofra e tenha dores, então vou dando remédios até ele não aguentar mais. Só quero que ele não sofra mais do que já sofreu, pois eu encontrei o coitado jogado na estrada,cego e todo machucado. Espero que Deus tenha piedade do meu amigão.

  • 10. Carla  |  09/12/2011 às 14:11

    Comprei um filhote com sarna dermodecica. O dono do canil com certeza sabia,mas disse que era mosquito. Eu por não entender comprei. Mas, com a piora do animal, levei ao dermato que fez o exame específico, e comprovou a sarna negra. Gostaria de saber se realmente isso é genético? Obrigada

  • 11. acbvonancken  |  09/12/2011 às 15:45

    Olá Carla, infelizmente o que ocorrreu com vc é comum. Os filhotes adquirem os parasitas pelo leite materno, conforme amamentação nas primeiras semanas de vida. A partir da queda de resistência na saúde, a dermatopatia se instala e vem com posterior colonização bacteriana. Alguns artigos científicos atestam que muitos cães possuem o parasita em sua flora tegumentar normal, porém sem manifestar nenhuma lesão, pois são “imunocompetentes”. Nunca li ou ouvi dizer de uma transmissão por contato pele com pele, apenas da forma que lhe indiquei no início.
    Recentemente tive um caso similar em que o dono do canil jurava que a mãe do filhote nunca teve lesão nenhuma. Improvável mas não impossível.
    O fato é: comprar filhotes de criadores devidamente legalizados!!!! Tem que ter contrato e nota fiscal!
    Abs
    Dr. Adalberto

  • 12. Marilia  |  21/12/2011 às 11:11

    Olá Dr. minha cachorrinha esta com a sarna negra estou a procura do tal cydectin mas todo lugar que olho o remédio dissem que é para gado e que é injetável mas a veterinária dela mandou dar via oral não sei o que faço este remédio é realmente para gado e se for posso dar via oral? O que devo fazer? Por favor me ajude estou desesperada!!!

  • 13. acbvonancken  |  21/12/2011 às 14:24

    Olá Mary. A ivermectina e seus subprodutos, como o Cydectin, foram inicialmente empregadas em gado realmen te, porém hoje existem estudos que aprovam o seu uso em cães. Existem vermífugos de crianças que também empregam esta droga. Portanto pode utilizar sem problemas.
    O cuidado que a sra. deve ter é em relação à parte hepática, pois como seu metabolismo é no fígado, pode alterar os parâmetros e até causar uma hepatite, mas isso a longo prazo e com uso contínuo.
    Já ouviu falar de um medicamento chamado Advocate??
    abs
    Dr. Adalberto

  • 14. Marilia  |  25/12/2011 às 13:38

    Vi sim, nos blogs será que este vai ser melhor? Ou menos agressivo? A forma de utilizaçao seria como?

  • 15. Gilson  |  30/12/2011 às 07:55

    Em farmácia veterinária encontra-se TRIATOX bovino, 10 Ml para cada 10 litros de agua, lave o cão durante uma semana fazendo enxague removendo somente parte do produto(deixe um pouco), ADEUS SARNA. Na minha casa estavomos todos contaminados com a peste(O cachorro e nós) e até eu tomei banho com isto. No ser humano bastou 2 banhos.

  • 16. NANCYFERNANDES  |  19/01/2012 às 15:34

    Asarna ´preta atinge os olhos,meu cachorro es´t lágrimejando muito e ao redor dos ohos está vermelho como se estivesse infeccionado,é algumsintoma da doença?meu cão está com algumas prtes do corpo com sarna…me responde por favor

  • 17. nena silveira zabot  |  21/01/2012 às 12:21

    ola,o que faço para curar minha maltes que tem sarna dermodestica?ela tem 4nos usa royal canim hipoalergenica,mesmo assim não esta resolvendo nada.me ajuda.

  • 18. bianca  |  08/02/2012 às 21:39

    gostaria de saber se minha cachorrinha tem sarna e qual ? ela so tem pelos na cabeça e nas patas a pele dela esta super aspera parecendo uma lixa ja não sei mas o que fazer se vc puder me ajude ja dei banho com varios sampoo contra sarna seboreia seca mas nada adiantou o que ela realmente tem?

  • 19. Emerson Martins  |  26/02/2012 às 16:09

    Olá pessoal muito boa tarde,venho atraves deste bolg pedir socorro,tenho uma filhotinha meio baçe meio cocker,´com 10 meses de vida esta com sarna, más o problema e que eu já levei e m dois veterinarios e nada de melhora. o 1 medicou o cão com sabonete anti-sarna e anti-fungo, e um shampo carissimo, gluconato de clorexitina a 4% e aminomix 180g/ banho intercalado de 2 e dois dias sahmpo e sabonete e cpsulas de aminomix por dia, teve uma lhora nos primeiros 15 dias, más voltou a estaca zero novamnete. levei no segundo dr este fez raspagen(lamina) exame de sangue e nada apresentou, e ele entrou com o tratamento seguinte meia ml de ivermectina durante 30 dias, e banho com triatox uma vez na semana 4 ml para 1 ltr de agua. fiz o tratamento jé tem 5 dias piorou e muito apresentaram feridas expostas que antes não tinha e o quadro clinico dela piorou muito,e o incrivel nenhun citou a provabilidade de ser demodecica. sos, DRs

  • 20. Daniela  |  29/02/2012 às 19:59

    Emerson
    Meu cachorrinho, um shitzu de 6 aninhos foi diagnosticado com sarna do genero demodex, através de um exame de raspagem, o tratamento dele foi com uma medicação para proteger o estomago, antibiótico, cydectin, banho com shampoo e condicionador manipulados, antialérgico e uma medicação para melhorar a imunidade, o tratamento começou em 03/01/12.
    Há aproximadamente 20 dias ele apresentou uma ótima melhora, diminuindo muiiitooo a lambedura, já que a sarna era nas patinhas, digo era, porque semana passada foi feito um exame com raspagem dos locais e deu negativo (obs.: esse exame deverá ser repetido por mais duas vezes com resultados negativos para que o tratamento seja encerrado).
    Contei essa longa estória pra mostrar que o tratamento é demorado, de médio a alto custo e depende e muiiitoooo da dedicação e amor do dono para ministrar toda essa medicação nos horários corretos.
    Um abraço, força e torço pela recuperação de sua filhotinha.

  • 21. acbvonancken  |  29/02/2012 às 20:05

    Isso mesmo Daniela. Tem toda a razão. Parabéns pela sua força e dedicação.
    Abs.

  • 22. welter  |  06/03/2012 às 15:36

    a minha pitbull tem 6 anos e essa luta nunca acaba, ja começei a batalha dinovo já vai para 3 dose advocate, é sempre assim , é só a imunidade baixar que ela volta, fico triste muito que amo d++ minha cadela mas nao e facil conviver com isso.

  • 23. Adriana Louise grams  |  27/03/2012 às 19:37

    Tenho 1 Pit Bull, que resgatei da rua, com essa terrível sarna, já gas- tei horrores, para curá-la, mas a doença é muito mais forte que todos os tratamentos que faço, ela vai e volta. Essa pobre cachorra tem 6 meses, mas nem parece pois sua aparência está horrível, é uma cachorra muito triste, pois sofre com essa doença, não brinca, não late
    e a até sua visão foi afetada por essa lepra.Desde o começo do ano quando a adotei, o que fiz foi só procurar tratamentos para ela, pesquiso na internet todos os dias sem contar as consultas veterinárias
    Já me desesperei, resolvi desistrir dela, mas tenho muita pena.l

  • 24. Adriana  |  12/04/2012 às 03:38

    Dr. Boa Noite!

    tenho um pug de 05 meses e foi diagnosticado com Sarna Negra, o Vet indicou Cydectin, gostaria de saber se somente este medicamento é suficiente, se não precisamos dar nenhum outro remédio para melhorar a imunidade ou algum complemento alimentar, ele come Royal Canin, ainda bem que está no comecinho e não está tão grave, mas será que só este tratamento é suficiente?este medicamento deve ser aplicado por quanto tempo?

    Obrigada.

  • 25. Vanessa Cristina  |  12/04/2012 às 10:50

    Preciso d um socorro enorme, moro no interior do amazonas, aqui não tem vet. minha cachorra está com sarna e não sei o q faço. Existe algum remédio natural, ou remedio de farmácia q a ajude? ela é chaw chaw (de pelo curto) tem 7 meses.
    Ha! aqui tem pet shop, q deram uma vacina (1ml) nela e me falaramq iria parar d se coçar e lamber em tres dias, porem não adiantou (já tem duas semanas). Ela não tem feridas nenhuma, mas a pele está ficando com manchas pretas. Me socorre por favor! Volto a dizer, aqui não tem veterinário mesmo!

  • 26. Vanessa Cristina  |  13/04/2012 às 10:54

    Bom dia! sou eu d novo rsrs, fui a farmicia e falaram para eu dar REVECTINA. Antes de comprar pesquisei na net sobre esse remédio e vi relatos d q esse remédio pode ser um “veneno” para o cachorro. Gostaria de saber a sua opinião sobre esse remedio, e a dosagem pois é comprimido, (acho q eu deveria dar a metade do comprimido) desde já agradeço o socorro e sua paciencia

  • 27. sylvia  |  24/04/2012 às 10:45

    Ola Vanessa Christina
    quero dizer, que medicamentos contra Sarna como IVERMECTINA e outros nao pode usar antes que o VET fiz uma analyse de sangue para ver que seu cao n a o tem LOMBRIGAS DE CORACAO!!!
    Se o cao tem lombrigas de coracao, este tratamento pode matar o cao. E uma coisa fatal comprar este remedios no farmacia
    sem consulta e receito de veterinario!!!!

  • 28. Marilia  |  01/05/2012 às 21:04

    Olá pessoal volto ao blog para dizer que infelizmente minha Mel esta muito mal, ela tinha melhorado com o cydectin, mas piorou e muito esta cheia de feridas na cabeça, começa a crescer uma crosta preta com pus e mal cheiro na cabeça e nas orelhas dela, isso ocorre de um dia para o outro, ela coça e as feridas sangram, não sei mais o que fazer ela esta muito triste não late, não brinca, ela esta praticamente vegetando e sofrendo muito com dor. Escrevo aqui aos prantos, não sei o que fazer amo ela demais, várias pessoas dizem para sacrificar mas não tenho coragem, porém ve-la assim esta me deixando cada dia pior, me ajudem por favor, estou desesperada….

  • 29. acbvonancken  |  02/05/2012 às 17:16

    Tente realizar um tratamento específico para elevar a imunidade dele. Converse com seu Veterinário. Tente também trocar de droga. Existem outros análogos de ivermectina que podem ser úteis, como a doramectina (dectomax – pfizer).

  • 30. juliana  |  03/05/2012 às 16:44

    pois é essa doença é muito grave e muitas vezes os donos por naum saber lidar com essa doença acabam abandonando seus animais nas ruas.
    Ontem estava na casa da minha mãe e encontrei um cachorro ainda filhote tomado pela sarna liguei para o canil mais fiquei com dó de deixarem leva-lo embora e acabei trazendo ele pra casa sei q vai ser dificil o tratamento mas o canil se encarregou de doar a medicação portanto agora penso q é ignorância do ser humano abandonar pois hoje em dia falta de condições não é mais desculpa se vc tiver amor e vontade tudo se resolve

  • 31. Marilia  |  21/05/2012 às 22:55

    Amigos do blog infelizmente escrevo hoje para dizer que a Mel não resistiu se foi e levou com ela parte de mim….

  • 32. acbvonancken  |  23/05/2012 às 14:37

    Deus abençoe vcs!

  • 33. Marilia  |  25/05/2012 às 18:31

    Meus amigos estou sofrendo tanto com a perca da minha Mel já não durmo direito e esta um imenso vazio dentro de mim choro todos os dias sentindo falta dela de sua presença junto a mim ela era minha companheira para todas as horas boas e ruins ela sempre esteve ao meu lado e agora me sinto perdida….

  • 34. Karina  |  04/06/2012 às 12:26

    Oi Marilia, imagino como deve estar se sentindo, tenho um zoológico em casa de animais abandonados e como nossos amigos têem vida curta em relação a nós, sempre acabam nos deixando cedo, e com os corações partidos. Mas pense, por outro lado, assim como a Mel este ao seu lado nos momentos bons e ruins, vc fez o mesmo…esteve ao lado dela em todo momento difícil que ela passou e tenho certeza que ela é grata por isso. Vc fez td que estava ao seu alcance. Entrei neste blog hoje, pois minha filhota de 8 meses está passando pelo problema, e vi seu sofrimento!!
    Amiga, eu fico feliz que tem tanto amor pra dar. Portanto não feche seu coração por causa da dor….tem muito caozinho abandonado que merece seu carinho!!! Seja FELIZ!!!

    Bjs

  • 35. Karina  |  04/06/2012 às 12:45

    Oi Amigos!!

    Estou aqui para postar o tratamento da minha filhota Tina. Lembrando que meu comentário não é para medicar seu cão por conta própria e sim para aumentar conhecimento sobre o assunto e argumentar com seu VET.

    A Tina tem 8 meses, ainda não entrou no cio, imagino que teve uma queda de imunidade mais ou menos 1 1/2 mês atrás o que desencadeou a sarna demodécica. A orelha ficou inflamada (infecção secundaria), pêlos em volta de um olho caindo, na testa e nas patas também. Corri para o VET, morrendo de medo que fosse leishmaniose, mas graças a Deus era sarna demodécica. Fizemos o exame na hora (raspagem) e na hora foi constatado o ácaro. A Tina é muito ativa, brincalhona, tem bastante saúde!!!

    O tratamento foi o seguinte:

    – Banhos semanais com Hexadene Xampu (antiséptico)
    – Celesporin 150mg 1 1/2 comprimido 12h/12h (devido ao processo inflamatório)
    – Cydectin 1% — 0,38ml por via oral a cada 24h (o cálculo o VET faz com base no peso do animal). Este medicamento é o que combate o ácaro e a duração depende de dois exames de raspagens negativos a cada 15 dias.

    *** Pessoal, lembrem que este tratamento foi baseado no peso da Tina, o Cydectin deve ser usado com cautela, se for medicado em excesso pode convulsionar seu cão e se não correr para socorrê-lo pode levar a óbito!! Muito Cuidado.

    Ahhh o tratamento é longo mesmo….estou só no terceiro dia!!!

    Espero ter ajudado!!!
    Abços a todos.

  • 36. Marilia  |  13/06/2012 às 22:48

    Karina muito obrigada pelas palavras de carinho e conforto, ainda estou sofrendo muito quem sabe um dia consiga me abrir novamente para algum cãozinho… Sei que fiz o que podia infelizmente não foi o suficiente, ainda me sinto muito triste mas o tempo é remédio para tudo.
    Obrigada…

  • 37. Débora  |  20/06/2012 às 11:07

    Minha pergunta é: O sabonete de enxofre é bom para sarna demodécica?

  • 38. acbvonancken  |  20/06/2012 às 11:41

    sim.

  • 39. neide  |  25/06/2012 às 20:27

    oi,ganhei uma rot de 3 meses, quando ele chegou notei que faltava pelo em sua cabeça, mais o dono me disse que era dermatiti cronica, comecei a tratar com quadriderme mais nao deu efeito nesse meio tempo ela pegou a parvirose quase morreu,tratei com frotil,soro agua de coco,soro caseiro eela melhorou,mais o problema de pele se agravou o pelo da cara caiu,o do pescosso e esta descendo mais acentuando a falta de pelo ja esta comecando a ferir a pele ficou parecendo que esta irritada, avermelhada, aparece umas casquinhas e esta cocando muito gostaria de saber se e sarna demodeica,ou caspa se for posso passar enxofre, com oleo de coco,?

  • 40. reginaldo cardoso  |  28/06/2012 às 13:44

    tenho um pit bull com sarnas no corpo todo o que fazer triatos e bom

  • 41. Luciana Rufino  |  06/07/2012 às 17:21

    Olá!!!
    Tenho uma cachorra, a Lilica, ela esta com sarna negra, estou tratando com Ivermectina, indicado pela veterinaria, ela está com a cara muito feia, sem pelos e com pequenas feridinhas, será que se eu entrar com pomada de Cetoconazol melhora o tratamento?

    Abçs

  • 42. acbvonancken  |  06/07/2012 às 18:42

    Luciana, a resposta é depende. Se as feridas estiverem colonizadas com fungos que cedam ao tratamento com cetoconazol, a resposta é sim.
    Peça para a Veterinária responsável pelo caso te ajudar!
    Abs
    Boa sorte à Lilica.

  • 43. acbvonancken  |  06/07/2012 às 18:43

    O mais barato é fazer o certo. Consulte um Veterinário.

  • 44. acbvonancken  |  06/07/2012 às 18:44

    Não.

  • 45. glaucia  |  07/07/2012 às 23:59

    tem um cachorro abandonado com sarna no meu bairro queria ajudar .mas não posso pagar veterinario.nem tenho como levar ele,que remedio posso dar para menizar a dor dele…fra.glau6@hotmail.com tel..62884277 ele e lindo mas ta bem mal….

  • 46. Juliane  |  14/07/2012 às 18:36

    Tenho um cachorro yorkshayre e está com a sarna negra, tô fazendo o tratamento e nada está resolvendo, vi um cometário falando que Celesporin e Cydectin resolviam. Mais não sei a quantidade para dar a meu cão, ele tem 5 quilos, ele já está até com mau cheiro mesmo dando banho , me ajude por favor

  • 47. Gabriel  |  17/07/2012 às 02:55

    tenho um filhote de boxer com cinco meses, ele apresenta esse tipo de sarna e ja foi tratada uma vez quando ele tinha uns dois meses, sendo que da primeira vez ela se concentrava mais na região da cabeça e um pouco no pescoço , com o tratamento com triatox e sabonete de exofre simões ele ficou curado, Más ao dar a terceira dose da vacina anti-viral ele voltou a apresentar a queda de pelo e a sarana demodecica de novo, mas sendo que dessa vez esta espalhada por todo o seu corpo , eu estou dando banho com sarnatil de 3 em 3 dias e com triatox de 8 em 8 dias. qual alternativa e vitaminas poder ser mais eficazes no tratamento desse cão, e ainda o contato dele com a terra agrava o problema ? aguardo sua resposta. obrigado.

  • 48. acbvonancken  |  17/07/2012 às 20:23

    O contato com terra não agrava o problema. Ele, provavelmente, necessitará de outras medicações (seja via oral ou top spot) e apenas um Veterinário de sua confiança pode te prescrevê-las.

  • 49. acbvonancken  |  17/07/2012 às 20:24

    Juliane, seria imprudência minha passar uma medicação com dose aravés do blog, sem ver o paciente.
    Por favor passe ele em consulta com um veterinário.

  • 50. Re  |  18/07/2012 às 22:41

    Doutor, um cachorro que tomou cydectin, um pouco mais da dose de que deveria, pode tomar leite para desintoxicar?

  • 51. acbvonancken  |  19/07/2012 às 14:07

    Não. leite contém gordura que pode piorar o quadro de qualquer intoxicação.

  • 52. gabriela  |  30/07/2012 às 02:16

    Tem algum remédio que não seja tão agressivo e perigoso ??? Tenho um Border Collie de 8 meses e depois que ele tomou as vacinas V10, foi que apareceu a sarna, estou passando um Amitraz, mas o cheiro é muito forte, ela disse que se o cachorro lamber pode morrer, fico apavorada com a possibilidade, pois ele é muito inquieto e as vezes escapa enquanto estou passando o remédio. Tem algum remédio que não seja tão perigoso? Existe remédios naturais? NO GERAL ELE ESTÁ SUPER BEM, O PELO BRILHANTE,ESPERTO,BRINCALHÃO E SUPER ATIVO…
    AGUARDO RESPOSTA

  • 53. gabriela  |  30/07/2012 às 02:20

    ESSE SABONETE DE ENXOFRE É VENENOSO? AJUDA?ONDE ENCONTRO?
    EU TENHO MEU SISTEMA IMUNOLÓGICO BAIXO, E NÃO POSSO FICAR LIDANDO COM SUBSTÂNCIAS TÓXICAS… POR ISSO QUERIA UMA SUBSTÂNCIA MENOS FORTE…. QUERO AJUDAR MEU CÃOZINHO, PORÉM PRECISO TER ALGUNS CUIDADOS COMIGO…

  • 54. acbvonancken  |  30/07/2012 às 12:50

    Olá. Existem medicações mais seguras (via oral) que podem ser admnistradas sem transtornos ao seu cão. Também existem medicamentos naturais. Converse com a Dra. veterinária que ela te orientará adequadamente.

  • 55. acbvonancken  |  30/07/2012 às 12:55

    O sabonete de enxofre não é venenoso. Vc encontra em pet shops à venda. Mas acho que seria prudente vc receber a orientação direta de um Médico Veterinário. Agende uma consulta par seu cão com o colega de sua confiança. Abs.

  • 56. gabriela  |  30/07/2012 às 13:10

    Muito obrigada !!!! Adorei a resposta rápida… isso mostra comprometimento… parabéns!!! Serei sua seguidora mais fiel.. rsrsrsr.
    Você conhece algum veterinário de confiança em Campinas? Estou meio insegura com essa veterinária… por questão ética pode enviar sua resposta para meu email… gdcag@uol.com.br . Obrigada mais uma vez!

  • 57. Danielle  |  07/08/2012 às 15:31

    Olá! Tenho uma cadela pinscher, a um certo tempo ela tem apresentado uma coceira intensa e algumas feridas. E também acontece o mesmo com o filhote de gato que foi adotado por ela, inclusive dando de mamar. Fico triste ao vê-los sofrendo com a coceira. Me ajude, por favor! Pois não estou com condições de leva-lá ao veterinário. Desde já agradeço.

  • 58. acbvonancken  |  07/08/2012 às 20:14

    Infelizmente algumas situações dependem de uma avaliação técnica. Sinto não poder judar, mas o mais barato é fazer o correto: a sra. levar os animais ao Vet de sua confiança.

  • 59. Chico  |  08/08/2012 às 16:03

    Tenho uma cadela buldog frances que possui a sarna democécica comprovada por exames. O veterinário de confiança receitou uma injeção mais alguma profilaxias que não deu nenhum resultado. E agora o que faço não me mande procurar veterinário de confiança.

  • 60. Luiza Carvalho  |  18/08/2012 às 13:01

    Tenho uma cadela idosa que está tomada por sarna demodécica. Ocorre que na 1ª dose ela sofreu processo de intoxicação (exato como o descrito: está prostada, dorme, tem tremores), falei com o veterinário e ele me falou que não há outro medicamento para combater essa doença e vejo no seu blog que pode haver opções. A imunidade dela está baixa. Por favor me ajude.

  • 61. Daniela de Moura  |  19/08/2012 às 18:13

    Ola, Tenho um labrador filhote, e ele esta com sarna porem ele não teve nenhum contato com outro cão a não ser um poodle que tenho e ele não tem sarna. poderia ser sarna negra? Pois a mãe teve sarna uns dois meses antes da gestação do filhote. estou dando ivermectina mas não vejo melhora, também estou dando banho com sanadog com peroxido de benzoíla a cada trés dias. o que posso fazer pra ajudar a Nina?

  • 62. maria Ines ravazzolo  |  23/08/2012 às 13:58

    POR FAVOR ONDE POSSO COMPRAR O OLEO DE CYDECTIN PARA DAR NA BOCA, POIS ATUALMENTE SÓ há do tipo injetável, mas preciso do oleo para dar na boca de minhacachorra???? Meu nome é Maria Ines, de POA, e-mail mariLUZ7794@yahoo.com.br

  • 63. Daniel Frahm  |  27/08/2012 às 22:30

    Dr., minha bulldog tem 6 meses e esta com a sarna demodexa em estado bem inicial. Comecei o tratamento com advocate. Ouvi falar em dar um pouco de enxofre e tambem tratar a imunidade do cachorro. Outra coisa que ja ouvi falar a respeito é o Ivomec. Obrigado e parabem pelo trabalho de imformação!

  • 64. Katlin  |  19/09/2012 às 00:19

    Tenho um poodle toy de aproximadamente 5,6 anos. Peguei ele da rua há uns 2 anos, ele estava sem pelo na cabeça e algumas partes do corpo. Pensamos que era sarna comum e fizemos alguns tratamentos de banho que não me lembro o nome e demos Ivomec. Melhorou, o pelo cresceu e nunca mais deu nada, até começar a lamber as patas sem para, ficar sem pelo com vermelhidão, passamos diversas pomadas sem saber o que poderia ser. Até que um dia cai um parte de seu pelo perto da orelha ele coçou muito até sangrar, começaram inflamações nas orelhas até cair mais uma parte de seu pelo em baixo de onde tinha caido, então li muito sobre a demodécica e desconfiei que ele poderia estar com esta doença. Até que levei no veterinário e foi diagnosticado Sarna
    Demodécica e Inflamação Bacteriana Secundária, foi receitado Lexin de 12 em 12 hrs, Mectimax uma vez ao dia, IM Derme e Cloresten.
    Estou dando o mectimax e o IM Derme, estava dando o lexin tambem mais ja acabou. Ja dei vitaminas para aumentar a imunidade e não sei se esta havendo melhora pois faz tres semanas apenas que estou fazendo o tratamento. Gostaria de saber se esta medicação esta certa e se o Mectimax faz algum mal ao animal. Não estou usando o Shmapoo Cloresten mais sim o sabonete Tiuran.

    Obrigado desde já, peço ajuda pois a sarna ja esta generalizada e não quero perder meu Pitukinho.

    Katlin.

  • 65. acbvonancken  |  19/09/2012 às 20:17

    O tratamento está perfeito. Continue.

  • 66. DORA  |  27/09/2012 às 19:40

    boa tarde ,minha bebe tem 6 meses ,ela esta com as tres vacinas dela em dia ,vermifugada e tudo ,mas mesmo assim teve um principio de cinomose ,grças a deus conseguimos cura-la com antibioticos e vitaminas e sei la mais oque ,aq nao tem vet só um entendido no assunto ,entao minha cachorra ao mesmo tempo q ela tava fraquinha por causa da doença apareceu ummas bolinhas vermelhas no pescoço dela ,pensei q fosse alergia ,mas agora ja esta uma crosta com feridas de tanto q ela coça ,pesquisei na net e pelas fotos de outros cachorros q vi tenho certeza q é a sarna negra ,o rapaz do pet shop medicou ivermectina meio ml de quinze em quinze dias ,duas dozes ,ele disse q se na secar ia passar revolution ,mas ja pesquisei esse remedio e nao serve pra sarna negra ,ja encomendei o triatox pois aq tambem nao achei pra pronta entrega , estou pensando tambem em passar o enxofre com azeite de oliva nas feridas ,posso??? tambem vi na net q meio dente de alho por dia é bom ,e duas gotinhas de propolis via oral ,e tambem pra passar nas lesoes misturado com agua ,,,quero minha menina linda de novo ,pois da muita dó de ve-la nesse estado ,por enquanto a doença esta localizada no pescoço um pouco na cabeça e nas patas ,,,doutor nao tenho muito recurso pra cuidar dela corretamente e minha cidade tambem é uma porcaria ,nao tem nada ,me de alguma orientaçao ,,obrigada.

  • 67. Dora Pereira  |  27/09/2012 às 19:56

    meu comentario sumiu,,agora nao posso escrever de novo ,depois eu volto ..

  • 68. acbvonancken  |  28/09/2012 às 11:52

    Dora, muitas lesões de pele são realmente similares e podem nos enganar. Não creio ser esse o caminho correto do tratamento, sem um diagnóstico propriamente dito. O diagnóstico de sarna é fácil e simples, porém requer capacidade técnica.
    Também não acho correto um vendedor de pet shop te indicar medicações, afinal ele é suspeito..quer vender!
    Se está coçando demais, exise uma grande possibilidade de não ser sarna demodécica.
    O mais barato é fazer o certo: vai atrás de um diagnóstico correto!
    A propósito, em que cidade vive?
    Abs
    Dr. Adalberto

  • 69. André  |  29/09/2012 às 01:48

    Olá a todos.
    Realmente existem muitas duvidas sobre este assunto: as terriveis sarnas.
    Então vou tentar passar aqui o que aprendi lendo pesquisas, artigos, teses,e muita conversa, e pratica no tratamento, etc…
    Bom, primeiro temos que entender a doença: o filhote apresentou baixa imunidade (multifatorial) e com isso o ácaro se prolifera…
    Bom, quando isso acontece, e estrapola o poder de resposta do cão, daí a doença se manisfesta. Até ai, td bem, acho que todos sabem disso.
    Então vejamos:
    O Ácaro pra se alimentar, ele precisa do cebo produzido no foliculo piloso, na base do pelo, então precisa-se acabar com o alimento dele. Como ? atraves de banhos com produtos antissépticos, como a clorexidina por exemplo, que também hidrata a pelagem.E outro produto que ajuda é o sabonete de enxofre.
    As infecções de pele são tratadas com antibiótico. A Cefelexina ou ceftriaxona é a mais usual.
    Para matar com o ácaro, deve-se usar uma avermectina que pode ser a ivermectina, moxidectina, doramectina. Respeitando as raças e a dosagem e tempo da duração de uso.
    E por fim uma vitamina, com omega 3 e 6, e biotina pra aumentar a resistencia da pele. Tudo isso associado a uma boa alimentação e muito carinho, claro.
    Minha intenção, foi mostrar de forma resumida, como funciona o tratamento contra a sarna. Espero que tenha ajudado de alguma forma.

  • 70. Dora Pereira  |  29/09/2012 às 16:05

    OBRIGADA POR ME RESPONDER DOUTOR ,ENTAO MORO NUMA CIDADE CHAMADA SANTA CECILIA FICA EM SANTA CATARINA , O VET MAIS PROXIMO FICA A QUASE 80 KM DAQUI, ESTOU COM MUITA DÓ DA MINHA CACHORRINHA ELA ERA ACOSTUMADA DENTRO DE CASA AGORA TENHO Q DEIXAR ELA DO LADO DE FORA ,PORQUE ELA TA SOLTANDO MUITO PELO E TENHO OUTROS CACHORROS E NAO QUERO Q ELES FIQUEM MUITO PERTO DELA,ELA COÇA SIM DOUTOR BASTANTE ATÉ SAI SANGUE ,JA ESTA ATE AFETANDO O OUVIDINHO DELA ,POIS ELA SACODE MUITO A CABEÇA , SERA Q DA DE COLOCAR FOTOS AQ NO BLOG ??? ASSIM O SENHOR PODERIA ME DAR UMA LUZ SE É OU NAO ESSA DOENÇA ,,,DESCULPE INCOMODA-LO E MAIS UMA VEZ OBRIGADA

  • 71. Dora Pereira  |  29/09/2012 às 16:07

    AH NA BARRIGUINHA DELA TA SAINDO UMAS BOLINHAS COM PUS ,A CARINHA TA INCHADA E ONDE NAO TEM MAIS PELO TA FICANDO ESCURO ,,,

  • 72. Dora Pereira  |  29/09/2012 às 16:08

    tambem ja encomendei o advocate na net 3 doses…

  • 73. Dora Pereira  |  30/09/2012 às 16:00

    ja enviei ,,,,obrigada

  • 74. jarbas alves carvalho  |  07/10/2012 às 21:33

    Que blog lindo….recebam meu abraço apertado todos os colaboradores.
    Jarbas.

  • 75. maria mde loudes augusto  |  08/10/2012 às 12:37

    tenho 5 cachorros com sarna negra , pois todos nasceram de uma cria indesejada onde o pai e a mãe tinham a doença como ninguem queriam adota-los fiquei com todos . Estou na luta para tratar a sarna a 4 anos e até agora não obtive nenhum resultado . Todos os medicamentos que existe já usei , gastei toda minhas economias com os tratamentos e não sei mais o que fazer . O unico medicamento mais eficiente é o Advocat mas é caríssimo. a minha pergunta para o veterinário é a seguinte: se eu parar de utilizar todos esses medicamentos a sarna pode matar os cães ou ela se cura sozinha quando o stress e a baixa imunidade dos cães voltarem a ficar normal? O clor e o tempo seco pode piorar a doença?

  • 76. acbvonancken  |  08/10/2012 às 12:58

    Aos poucos a sarna pode matar os cães. Dificilmente ela se cura sozinha. O cloro e o tempo seco pioram o quadro. Aliás o cloro deve dar uma ardência terrível na pele.

  • 77. dora  |  17/10/2012 às 01:57

    ola doutor ,sou a dora de novo…entao minha cachorrinha teve uma melhora razoavel ,a doença atingiu somente a barriga rosto e patas ,mas graças a deus esta bem melhor ,ela nao esta mais inchada e as bolhas de pus e as feridas secaram ,,estou dando banho nela toda semana com triatox e ela tomou até agora duas doses de ivermectina de 0,5 ml,,, nao tenho mais certeza se era mesmo sarna negra ,pois tenho uma bassezinha q esta com uma pequena queda de pelo no rosto tambem , e algumas falhas nas patas …tambem ja estou tratando dela com triatox e ivermectina pra previnir,,,,obrigada pela atençao ,,e fica com deus

  • 78. Fátima  |  18/10/2012 às 19:30

    Adotei a 1 ano uma vira-lata e ñ tenho mais dúvida q.ela tem essa sarna demodécica. Veterinários ñ resolveram.Vou começar com medicamentos naturais novo tramento. Aguarde!…

  • 79. Elaine Berçanetti  |  19/10/2012 às 23:47

    Minha Malú uma shitzu muito meiga tem essa sarna iniciamos o tratamento em dez/2011 com um shampo ume medicamento q ñ me recordo o nome desde então ela toma promudog todos os dias mudamos alimentação, fizemos uma toza, agora no 2º cio o problema voltou, a pelagem esta horrivel na cabecinha e no rabo o pelo esta brilhante lindo, no corpo um cinza muito fraco embaraça tudo se puxar os pelos se rompem, estamos usando tbm advokte eallerdog omega 3&6, o que mais posso fazer para ajudar minha pqna?

  • 80. Diego  |  28/10/2012 às 19:22

    Elaine , toda vez que ela entrar no ciu a imunidade baixa e a sarna demodecica irá voltar , o mais correto seria castrar ela evitando assim a imunidade baixar

  • 81. Adriano  |  30/10/2012 às 00:35

    Meu Cãozinho poodle estava com sarna negra, comprei um remedio baratinho , facil de achar e muito eficiente (AMIPUR CÃES)banhos semanais,alem de tratar a sarna, tbm mata pulga, carrapatos, e tchau sarna negra.

  • 82. Ana Rosa  |  07/11/2012 às 16:25

    Minha vizinha tinha um cão com sarana negra(demodécica), tomava banhos com um shampoo chamado peróxido de benzoila,tinha que usar ivermectina pomada panolog e usar um top spot chamado proméris.Só que tem cães que não podem tomar a ivemectina(cães grandes), ah tambem tomava vitaminas do complexo b, e teve que castrar.

  • 83. Margarida  |  11/11/2012 às 12:31

    Eu gostaria de saber o nome de algum remédio para aumentar a imunidade de minha cadela Pastor Alemão, pois esta com sarna, trato com ivermectina e depois volta?

  • 84. Luis Claudio (Luis de Xangô)  |  21/11/2012 às 11:42

    Bom Dia a todos!
    Não sei se poderei ajudar com o meu comentário, adoro cães, sempre criei e nunca havia tido problema com nenhum dos meus amigos antigos, que faleceram pela idade, nunca por problemas de saúde, graças a Deus.
    Hoje tenho uma Pitbull branca, que é a coisa mais linda do mundo, infelizmente quando ela entrou no primeiro cio, veio a peste da doença, eu não conhecia, levei ao veterinário e ele diagnosticou e me explicou o que aconteceu e disse que toda vez que ela entrasse no cio aconteceria, gastei uma grana com remédios, e toda vez que ela entrava no cio era a mesma coisa, comecei a procurar pela internet criadores de Pitbull para trocar informações, e conhecei um criador no Pará, que me deu a seguinte dica: DURANTE 15 DIAS DAR CEFALEXINA DE 12 EM 12 HORAS, E PROMUDOG 4 COMPRIMIDO POR DIA, QUE É UM ESTIMULADOR DA IMUNIDADE DOS ANIMAIS, confesso meus amigos, graças a Deus e a indicação do criador do Pará, minha cadela entrou no cio e nao teve nada, inclusive no dia 16/Agosto/2012 ela entrou no cio, cruzei ela e no dia 16/Outubro/2012, ela ganhou 9 filhotes, lindos e todos já estão com 34 dias, e nenhum inclusive as fêmeas nao tem nem sinal da doença, e a mães deles está tranquila, infelizmente emagreceu e está com as tetas grandes ainda, mas sem a doença.
    Espero que isso possa ser uma dica para vcs meus amigos que tbm amam seus bichos como amo os meus. E espero que o que tenha servido para minha cadela, possa tbm servir para a de vcs.
    Fiquem todos com Deus sempre,
    Abs,
    Luis Claudio

  • 85. Sofia Freitas  |  26/11/2012 às 17:23

    Nossa fiquei encantada com este blog, tenho uam gata linda a Branca de 10 anos e agora tenho a Nina uma Fox Paulistinha ele fez 10 meses e estamos apaixonadas por ela.,sempre usei sabonete de enxofre que compro na farmácia e até hj nunca vi nenum problema de pele e nem quero ter, deve ser muito dolorosa. bjus, Marília adote um caozinho, na rua tem vários, o meu veio da rua e é lindaaaaaaaaaaaaa,

  • 86. Adriana Dul  |  30/11/2012 às 05:03

    Olá, adotei uma legitima SRD e a bonitinha já veio com a sarna negra e foi direto para o veterinario tomou duas injeções uma de antibiotioco e outra para fortalecer o sistema imunologico e em casa comecei o tratamento com lexin (cefalexina) lendo que tb de tratava de uma doença alergica e eu sendo alérgica, quando ela começou a se coçar associei ao seu tratamento loratadina, e ela parou totalmente a coceira, sendo assim as poucas feridas secaram rapidamente, estamos no 15o dia de tratamento e ela já está no processo de recuperação dos pelos que cairam e cada dia mais linda…. espero ter podido ajudar….

  • 87. Anne  |  20/12/2012 às 03:35

    Estou apavorada, peguei uma cachorrinha de rua há algumas meses. No começo desconhecia essa doença e achava que ela tinha a sarna “comum” e quando fui no veterinário descobri que ela era portadora dessa terrível doença. Depois de dois meses de tratamento, ela melhorou, porém, agora, alguns meses depois do seu tratamento, me vejo numa situação pior com ela. Ela tem feridas no pescoço, próximo do focinho e dos olhos, está numa aparência horrível, as patas também foram acometidas, tem algumas lesões menores pelo corpo e sua pele está toda preta. É muito triste ver o ponto que ela chegou, estou tratando com medicamentos, banhos, alimentação especial, mas parece que nada melhora, não sei mais o que fazer. Ela está usando colar há quase um mês, estou com muita pena, ela se coça demais, principalmente a noite. Não quero mais dar remédios, desconfio que isso já possa estar sobrecarregando órgãos como o fígado. Ela grita toda vez que tem que passar medicamento nas feridas, não sei mais como lidar com isso. Alguém já fez tratamentos naturais/homeopáticos, tem algo que possa indicar? Estou cansada desses tratamentos alopáticos, a cada dia ela está ficando pior :(

  • 88. Ana Claudia  |  03/01/2013 às 19:56

    Oi Gente!!
    Estava desesperada, meu cachorro, um sharpei, também sofre com essa sarna cronica ( DEMODÉCICA), depois de ver a um veterinário e descobrir que não existe bem uma cura e sim,o tratamento para melhorar, eu tratei com tudo o que ele nos havia indicado, e não via melhora satisfatória!
    Ele tinha sarna com sobre infecção de fungos. estava muito inflamado, algumas partes sem pelo e com muitos eritemas, se coçava bastante e muitas vezes não conseguía nem andar!
    Tratamos com cefalexina, cetoconazol, ENXOFRE na comida e shampoos + invermectina.
    Como eu disse, melhorou levemente!
    Desesperada e muito triste, comecei a procurar e me deparei com esse blog..
    Tentei o AZEITE DE OLIVA + ENXOFRE e antihistamínicos vía oral (para a coceira) PESSOAL, TIRO E QUEDA!!!!
    primeiramente dei um banho com sabonete de enxofre, depois, fiz a aplicação da mistura..
    ele está bem melhor depois de duas aplicações ( fiz uma por semana) .
    Obrigada pessoal!! espero que ajude o meu depoimento!
    Estou muito feliz por ver que ele vai se recuperando!!
    Não desistam..

  • 89. Sandra cidra  |  12/02/2013 às 02:38

    Que coisa boa esses conselhos ,me dão esperança de curar meu bebezinho de 04 meses Melissa uma shitsu que esta com essa doença além da,doença do,carrapato a bichinha só,tem 3kg e morro,de medo de nao,suportar o,tratamento só,nao,sei o que passar nas costa e cabeça que esta cheio de cascão e algumas feridinhas, moro em Salvador e aqui faz muito calor e ela nao gosta de dormir na cama só fica no chão,esta com anemia tomando ferro e usa um Shampoo que custou 80 reais,mas nao to vendo,melhora e ja fazem três semanas o tratamento, isso começou depois que ela se vacinou,mas estou cheia de esperança só fico triste porque a veterinária me mandou Castra-lá e nao vou ter netinhos ja que Jhonny meu outro shitsu que é saudável nao terá outra parceira,kkk,um abraço a todos.

  • 90. acbvonancken  |  12/02/2013 às 19:27

    Obrigado pela participação Sandra! Que sua bebê se recupere plenamente! abs.

  • 91. Bruna  |  05/04/2013 às 22:14

    boa noite! tenho uma lhasa de 11meses, e desde bebe ela apresenta o incomodo c sarna dermodeica. Já não aguento mais pagar vet e não ter resultado nenhum!
    PEÇO PELO AMOR DE DEUS QUE ME AJUDE!
    qual sabonete devo usar e qual remedio?
    Bruna

  • 92. acbvonancken  |  07/04/2013 às 17:51

    O que já foi feito? Tem diagnostico de sarna mesmo? Abs

  • 93. Bruna  |  08/04/2013 às 01:54

    sim, já foi feito o exame de raspagem da pele.
    foi receitado cefalexina e uma vitamina liquida que contem omega 3.
    o cefalexina foi tomado corretamente, mas a vitamina ela não quis, quando coloco na boca dela ela joga para fora. qdo ela toma cefalexina melhora, mas depois de um período que o remédio acaba volta tudo de novo.dou banho nela com sabonete tiuran pelo menos 2 vezes por semana. só que esta semana comecei a trabalhar e ela não tomou banho. foi recomendado pela vet tomar banho apenas em casa. e ela adora o banho pelo fato de amenizar a coceira.
    só que a dermatite localizou se nos braços e patinhas dianteira e traseira dela, que está sem pelo. tá muito vermelho e cheira mal por causa da doença. por favor me ajude! não tenho mais condições financeiras para arcar c consultas veterinárias.
    já ouvi falar p passar enxofre na pele dela, mas tenho medo pois não sei se fará mal a ela. ela se alimenta c ração, mas adora carne de frango.
    tem como eu lhe enviar uma foto dela?
    desde já agradeço sua atenção e aguardo retorno.

  • 94. João Paulo F. Rodrigues  |  10/05/2013 às 16:50

    Dr. Meu cão já sofreu 03 crises fortes, onde da noite para o dia aparecem feridas na parte superior, sangramento, cheiro muito forte, queda dos pelos. A poucos dias levei meu cão no Vet. e foi diagnosticado com sarna negra.
    Foi receitado Cydectin 1% 2 ml a cada 72 hs durante 145 dias.
    Cefalexina 01 compr. 08hs / 08hs 14 dias, Prednisona 01 compr. 24 hs / 24 hs 07 dias até as feridas secarem.
    Com esses medicamentos eu consigo uma melhora para meu cão.
    Foi me falado que não existe cura, mas sim um controle da doença. Já que as crises aparecem quando a imunidade do animal caem.
    Gostaria de saber também qual suplemento, estimulante, algo que fortalecesse meu bicho poderia estar dando.
    Meu cão tem 23 kg / 01 ano.

    Desde já agradeço.

  • 95. eduardo  |  05/06/2013 às 01:32

    pessoal me ajude por favor eu ganhei uma puldo ela só tem trés meses. eu gostaria de saber o que devo dar a ela ela se corsa muito e ta com umas cascas brancas na cabeça e algumas partes do corpo.

  • 96. Guilherme  |  10/06/2013 às 16:57

    Minha cadela é uma pitbull, ela esta com 7 meses e esta com a sarna demodécica e esta ficando muito machucada ,ontem mesmo ela estava com a duas patas da frente muito inchadas não saia da casinha mas hoje já esta melhor, ela esta também esta com a parte de baixo da boca cheias de rugas com isto parecendo estar muito velha.A pele dela esta rosada e cheia de feridas,já tentei passar azulão mais machucava muito ela, depois tentei passar prata mais isso ocasionou uma parada cardiorrespiratória,levei éla as pressas para o medico veterinário ela ficou 2 horas entubada e recebendo tratamento e conseguiu voltar a vida pois quando deu a parada tiverão que usar até desfibrilador, depois disso descobri através de um vídeo no youtube que era sarna negra ,e agora estou passando advocate foi a primeira dose mês passado mais não vi muitas melhoras ,mas também dei banho com ibatox e acho que nem era para ter dado porque aparentemente piorou com o banho estou sem saber oque fazer pois minha cadela não melhora minha namorada chora ao ver ela com medo que ela morra ! Então gostaria de saber se ao menos um tratamento básico para que eu posa tentar curar ela . Obrigado

  • 97. Adélia Maria Mendes de Carvalho  |  11/06/2013 às 22:00

    Minha cadelinha tem dezenove anos e a um ano e alguns meses vem sofrendo com esta doença e infelizmente não tenho condições de tratar, pois soube que é um tratamento caro e no momento estou sem trabalho. Mas dei mectax por um mes,sendo um por semana e teve uma leve melhora. Agora estou dando ivermix 3mg+ferro uma vez por semana mas ela continua muito ferida e exalando mal cheiro ao se lamber. Amo minha cadelinha mas estou desesperada por não poder cuidar dela em um veterinário.Me ajudem por favor.

  • 98. Jessica Santos  |  14/06/2013 às 13:28

    Olá Dr. tenho uma gata de 10 meses e a levei em um veterinário e ele disso que é algum tipo de sarna ,mas não especificou por conta de não ter os equipamentos específicos, ele me recomendou passar Revolution mas tenho medo que volte, pois ela coça muito e é na região da cabeça,patas e agora no rabo , estou pensando seriamente em optar a passar óleo queimando para vê se esse problema acabe de uma vez por todas, porque é agonizante vê-la sofrendo… Mas enfim o óleo pode casar algum dano a ela pelo fato dela se pequena ?

  • 99. acbvonancken  |  16/06/2013 às 15:48

    Jessika, óleo queimado não é recomendado para aplicar em sua gata! Vai intoxicá-la podendo matá-la. Siga o que o Dr. lhe sugeriu pois é mais seguro.

  • 100. acbvonancken  |  16/06/2013 às 16:09

    Adélia, boa tarde.
    Sua cadelinha é muito velhinha e o sistema imune deve estar muito debilitado, ficando complicado qualquer tratamento. O ideal é alimentá-la bem e proporcionar vitaminas. Mas quem tem que te orientar pessoalmente é um Veterinário. Abs

  • 101. Saah  |  18/06/2013 às 18:47

    Boa tarde.. Adotei um SHIH TZUS mais ele tem essse problema de pele(SARNA DEMODECIA) me indicaram,IVOMEC,ADVOCATE,(CYDECTIN VIA ORAL) qual deles é o melhor?

    Obrigado ATT SAMARA!

  • 102. acbvonancken  |  18/06/2013 às 19:12

    Tenta aplicações mensais de Advocate!

  • 103. Tiago Coelho  |  19/06/2013 às 13:19

    Olá eu gostaria de saber mais sobre o uso do magnésio(oral e tópico) como antisséptico e estimulador da imunidade do cão, e sobre a auto hemoterapia tbm como tratamento do sistema imunológico, e com a associação com o ascaridil que é para verminose mas tem efeito imuno-modulador.

    E u tenho uma cadela portadora de sarna demodécica e estou pesquisando sobre esses tratamentos de humanos para usar no animal.Gostaria da opinião de um profissional.

    Aqui está um vídeo relato sobre a auto hemoterapia sendo aficaz contra a sarna demodécica:

    http://www.youtube.com/watch?v=pI_Dz1Nynf8 .

    Obg.

  • 104. pacheco  |  24/06/2013 às 23:53

    tenho um bulldog frances com 5 meses que iniciou o tratamento com Cydectin e esta na segunda dose (via oral), sendo que ele esta com as fezes bem moles e pastosas. gostaria de saber se é um efeito normal do remedio?!

  • 105. acbvonancken  |  25/06/2013 às 13:52

    Pode ser! Lembrando que a flora bacteriana intestinal de filhotes é facilmente alterada.

  • 106. Laís Suzano  |  01/07/2013 às 18:01

    Olá Doutor!!!Tenho uma Cocker de 6 anos, há 2 anos começou apresentar sintomas de sarna negra, levamos em vários veterinários e alguns tratamentos não surtiram efeito.Agora conhecemos uma veterinária que passou alguns medicamentos “novos”, como a Leiloca já sofreu muito com remédios errados e que causaram alergias, gostaria de perguntar a sua opinião antes de administra-los. Os medicamentos são Mectimax 3 mg – 1 comprimido para cada 6 quilos, 1 ao dia durante 30 dias – caso ela passe mal suspender de forma temporária e entrar com Legaton ou Epocler 1x ao dia durante 5dias. Cydectin Injetável 0,2 ml subcutâneo de 15 em 15 dias . BANHOS: Clorexiderme Shampoo(agir por 5 min), Tiuran Sabonete(agir por 5 min) e Triatox (4 ml em 1 litro de água, passar e enxaguar)- Usar da seguinte maneira: 2x na semana seguindo a sequência de banhos (Shampoo, sabonete e triatox)..Fazer essa sequência durante 3 meses.
    Esse Mectimax pode realmente fazer mal a ela?Esse tratamento é adequado mesmo com q qntidade alta de triatox?Desde ja agradeço…Laís Suzano

  • 107. acbvonancken  |  01/07/2013 às 19:29

    Está perfeito Laís. Acho inclusive que você pode iniciar já o tatamento com qualquer um dos protetores hepáticos, pois ajudaraão a metabolizar o mectimax.
    Abs
    Boa sorte

  • 108. Denise Faria  |  21/07/2013 às 06:28

    Olá! Tenho uma fêmea, Pastora Alemã, de 9 meses com 21kgs de peso que foi diagnosticada com a sarna negra. Como apareceram alguns pontos de pus na parte interna da orelha a veterinária receitou cefalexina, e para a coceira hizine, ambos de 12 em 12 horas. Para a sarna, mectimax de 12 mg 1 vez ao dia, por 30 dias devendo retornar a consulta antes de completar 1 mês. A minha filhota começou o tratamento hoje, mas eu estou muito preocupada com relação ao mectimax. Já li vários relatos que não deve ser usado na raça Pastor Alemão. Esta informação procede? O que fazer? Grata antecipadamente, Denise Faria

  • 109. acbvonancken  |  21/07/2013 às 15:42

    Algumas raças, principalmente as derivadas de Sheep dog, não podem receber o tratamento com mectimax, creio que não é o seu caso.
    O ideal é tentar deixar a imunidade da sua cadela sempre lá em cima. Questione sua vet sobre as possibilidades.
    Outro ponto crucial é a castração. Todo cio derruba a imunidade, aparecendo lesões relacionadas à sarna.
    Já ouviu falar de medicações que podem ser aplicadas na nuca mensalmente e ajudam a controlar a sarna>>>> pode ser uma boa opção….
    Boa sorte

  • 110. Rosilene Ferreira de Lemos  |  25/07/2013 às 18:23

    boa tarde gostaria de saber se poso usa no meu cachorro sabonete de enxofre com o talco POLVILHO ANTESSÉPTICO GRANADO. pois ele esta com SARNA. porém já fui no veterinário e ele receito TIURAN AEROSSOL, SAPONETE DE TIURAN E O BIOTOX. Só que já faz 1 mês que ele esta neste tratamento e infelizmente não melhora, ele continua se coçando e o pior é que agora de tanto ele coçar esta ferindo a pele. Por Favor me ajude ,pois não aguento mais ver ele sofrer. Ele é o cruzamento dálmata com vira lata. tem 7mês.

  • 111. acbvonancken  |  25/07/2013 às 22:37

    Vc tem um diagnóstico>>> Talvez não seja sarna….
    Não acho prudente vc usar esses produtos na pele de seu cão…

  • 112. Renata  |  01/08/2013 às 01:45

    Meu filhotinho Bernie eh um shitzu e tem sarna. Dou banhos com sabonete de enxofre duas vezes por semana e passo tiuran no corpo com algodão duas vezes por dia.. Entretanto, sei que ele jamais ficara bom. A doenca pode ser controlada, mas nao curada, uma vez que ele tm sarna genetica. Agora a sarna foi para os olhos, e ele coca os olhos bastante com as patinhas. Qe tipo de colirio devo usar?

  • 113. Denise Faria  |  04/09/2013 às 03:12

    Olá!! Volto aqui para lhe dizer que a a demodécica da minha filhote se apresentou na forma mais branda! Ela se recuperou muito bem! Agora ela iniciará o mediamento Advocate que irá durar alguns meses. Ela tem tomado ômega 3 diariamente, além de óleo de alho. Tenho substituído a ração por sopa com carne de frango 2 vezes na semana. O pelo dela já está ficando bonito novamente. Gostaria de lhe agradecer pelos esclarecimentos em 21/07/13. Abraços, Denise Faria

  • 114. martiane  |  11/09/2013 às 02:27

    estou muito triste pois minha cachorrinha lessy tem a sarna demodex nao sei o que fazer pois nao tenho condiçoes financeiras para fazer o tratamento dela nao gostaria que ela ficasse abandonada nem sofrece alguem sabe de alguma instituiçao para caes com sarna

  • 115. Rosana Menezes  |  23/09/2013 às 00:10

    Boa noite Dr. Tenho 2 poodle-toys de 16 anos, os doisapresentaram a sarna demodécica, sendo que um faz tratamento quimioterápico, e, o outro, fez limpeza de tártaro mes passado e voltou com essa doença…eles apresentaram reação de letargia ao ser administrado Ivermectina, consequentemente tendo que parar o tratamento, fiz uso concomitantemente com o antibiótico via oral de amoxilina e banhos 4 x por semana com o shampoo peroxydex spherulites. Fiz exames de sangue, com avaliação extra de contagem hormonal e exame de fezes que constataram giárdia e problemas renal. Como meus amiguinhos tiveram uma piora com qqer derivado da ivermectina, optei na última 5ª feira pelo injetável Convênia tendo a observação de 1h de soro para saber se teria reação, felizmente ele melhorou um pouco, porém as pústulas e o prurido tornaram-se intenso desde essa data. Ministrei banhos com o tal shampoo todos os dias, tosa total, mas suas patas estão inchadas e com aspecto avermelhadas e sangrando. A vet, mandou-me dar Cydectin 1/º, via oral, 2 x por semana….estou um tanto receosa desta medicação pois lendo a bula, vi que é ministrado em gado e tem muita reação adversa e não quero pagar prá ver nos meus cães essas reações. O que fazer???? Ajude-me, pois venho com essa luta desde a uns 8 meses e não vejo progresso!

  • 116. Juliana Borges de Campos  |  03/10/2013 às 02:00

    Olá, boa noite!
    Tenho um pug de 10 meses e ele foi diagnosticado coma sarna negra. Para o tratamento foi indicado o Cydectin via oral. Logo na primeira dose (0,5ml para um cão de 8kg), meu cãozinho espumou muito pela boca, o que nos assustou muito. Esse tipo de reação já foi observada? Fiquei preocupada por ser um remédio de uso bovino. Me ajudem a entender???

  • 117. carolina menez  |  09/10/2013 às 19:19

    Boa Tarde, meu Yorkshire tem 4 anos e só agora foi diagnosticado com a sarna demodecica atraves de biopsia… entrei com a ivermectina 3mg mas ele passou mal apos 1 semana de tratamento..tive que interromper.. existe akgum outro remedio??? Obrigada, carolina.

  • 118. acbvonancken  |  10/10/2013 às 17:41

    Advocate cães em doses mensais.

  • 119. Rute Santana  |  12/10/2013 às 13:08

    Bom dia Dr. , Meu Cachorro é um Golden Retriver de 7 meses, e esta com Sarna Dermodeica,tenho dado banho nele com triatox,em intervalos semanais a 2 semanas.Porém vejo que isto não é o suficiente para cuidar do meu animalzinho,pois esta ficando generalizado peço por favor que o senhor me responda esta mensagem. A algum Tratamento avançado e eficiente que eu possa usar no meu Cachorro. A Revectina pode ser utilizada em cães menores de um ano???
    Não tenho filhos, e meu cachorro veio em um momento muito ruim de minha vida,tenho ele como meu filho. Os Golden,são cachorros super animado,sofro muito em ver o meu sozinho, triste e chorando,e não tenho como ajuda-lo,faço qualquer coisa por ele.
    Me ajude Dr.!!!!

  • 120. Tereza Maria  |  22/10/2013 às 15:05

    Tenho pesquisado bastante sobre sarna em cães e conheci o DECTOMAX a base de doramectina que segundo pesquisas com cães resolve o problema definitivamente.

    http://seshat.unipar.br/media/trabalhos/Dissertao_-_Regiane.pdf

  • 121. Luciana  |  25/10/2013 às 00:08

    Doutor…quero tratar minha cadela Pug de 2 anos…com Cydectin e preciso saber se faz mal…pois ela pode estar prenha…obrigado.

  • 122. acbvonancken  |  25/10/2013 às 00:40

    Pare imediatamente, pois pode causar aborto!!!!

  • 123. erica oaula  |  03/11/2013 às 14:34

    eu tenho um cachorro que esta com sarna negra, e gostaria de saber o que eu faço pra tratar ele, e sim tenho serteza que sarna negra me ajude por favor!

  • 124. andressa  |  04/11/2013 às 01:44

    Ola

  • 125. acbvonancken  |  05/11/2013 às 11:46

    Olá….bom dia!

  • 126. Zu  |  11/11/2013 às 19:15

    Olá, boa tarde, adotei uma cachorrinha SRD e ela tem cerca de 5 meses e apresentou a sarna demodécica e foi prescrito cydectin 0,15 ml (injetável) mas receitado via oral a cada dois dias e OM3 Gold uma cápsula por dia, mas estou com receio pois é muito pequenina tem apenas 3,5kg e me informaram que pode vir a ter convulções com o cydectin, não sei se devo começar esse tratamento ou tirar uma segunda opnião com outro vet. Ah banho uma vez por semana com Tiuran.
    Por favor me oriente, obrigada!

  • 127. jacqueline  |  06/12/2013 às 13:26

    olá meu nome é jacqueçine sou veteriária recém formada. e tenho um pinsher de 6 meses com demodecica. estou tratando com ivermectina oral manipulada na dose de 1,0 mg/kg (ele toma 1,8ml) porque ele tem 1,8kg. uma vez ao dia. estou dando também nutralogic que é para aumentar o sistema imune e estou dando também: pelo e derm que tem omega 3 e 6. estou dando também extrato de própoli sem alcool duas vezes ao dia; 2 gotinhas. porém ele está com muita pústula porque o tipo dele é demodecica generalizada. Queria a opinião de algum veterinário para me ajudar, pois o animal não está melhorando das pústulas. não sei mais o que fazer! por favor se alguém puder me ajudar!!!!!!!

  • 128. acbvonancken  |  06/12/2013 às 19:11

    Boa tarde Jaqueline!!! Sinto que as ivermectinas clássicas nao possuem mais o mesmo efeito!!! Tb tive experiências ruins manipulando as mesmas!!!! Ja ouviu falar de uma droga chamada Dectomax (pfizer)???? Use do mesmo jeito, injetável diariamente, junto com protetor hepático e imunomoduladores!!!! Abs

  • 129. jacqueline  |  07/12/2013 às 15:13

    VALEU!!! VOU FAZER ISSO!!!!!!

    ABS

  • 130. Diego  |  11/12/2013 às 23:42

    meu cachorro teve sarna negra, e passei por uns 3 veterinários sem sucesso na cura, nenhum deles me informaram oque era, no terceiro que me falou pra fazer raspagem, mas tinha gasto muito dinheiro já, entao resolvi pesquisa um pouco e descobri que era sarna negra ( demodecica ) então usei advocate ( caro porem você tera resultado muito rápido , vale muito apena) e ivomac injetável: e muito forte não recomendo para cachorros pequenos, no minimo com uns 30kg para no maximo 1ml a cada 1 semana, depois quando o cachorro estiver melhor diminua a dosagem e aumente o intervalo entra as aplicaçoes, e bom que sempre dar, pós no meu qse o meu estava totalmente bom e parei com o tratamento… passou uns 3 meses a sarna voltou muito rapida e forte.
    ps: ele ficou tao ruim que pensei ate em sacrifica-lo.

  • 131. claufio  |  25/12/2013 às 20:55

    Tenho um bull terrier com sarna demodecica ja a alguns anos, porem as crises estão mais fortes, doou hoje cidetyn 2 ml todo dia, porem parece fazer menos efeito cada dia, pois as crises estão retornando a cada dois meses e as velhas sequelas estão se tornando permanentes. Ja dei mectimax, cidetin, vitaminas e etc… estudando a doença e os tratamentos, parece que meu veterinario aplica doses baixas , pois é um mectimax por dia , ou o cidetin 2ml por dia para um cão de 25 kg e 7 anos ? Qual seria um novo tratamento ou mais moderno para evitarmis que o parasita se torne resistente ao velho e nao mais eficaz tratamento? Trato o secundario com amoxicilia e clavulnato. Sera que banho semanal 4 x de amitraz pode ajudar

  • 132. claudio  |  25/12/2013 às 20:56

    Agora sim nome correto rsrs

  • 133. Renata  |  04/01/2014 às 15:07

    Escrevi aqui no site no inicio de 2013. meu shitsu bernie havia melhorado da sarna, apos quase um ano de luta, dando dois banhos semanais com sabonete de enxofre da granado e aplicando Tiuran liquido quase que diariamente. Entretanto, chegou o verao novamente e a sarna voltou. estou cuidando dele como antes. o pior, entretanto eh que a sarna passou para mim. Acredito que devo ter baixa imunidade… Mas a minha sarna esta muito pior do que a dele. Portanto, o que falam que sarna de cachorro nao passa para humano nao procede. Passa sim. E o combate tambem eh bastante dificil. Alem do mais, assim como ele reincidiu, eu tambem reincidi, pois quando comprei ele peguei a sarna tambem. Mas, na primeira vez, a minha sarna foi muito mais branda. Agora esta realmente virulenta. Ou seja, terei que passar o resto da vida, atenta para sinais de sarna tanto nele quanto em mim!

  • 134. Edmara  |  21/01/2014 às 22:03

    Boa tarde.
    Tenho uma shitzi que foi diagnosticada com sarna dermodecica ela tem 1 ano e 3 meses e eu venho tratando do problema dela desde os 3 meses de vida. Já tive até que fazer uma cirurgia nela castralá pois o veterinário disse que assim ela iria melhorar , porém sem sucesso agora ele receitou cydectin que é de uso injetável dar por via oral tenho duvidas quanto a isto. o tratamento dela não é barato porém já usamos tudo o que o veterinário receita.Gostaria de uma orientação. Obrigada
    Se preferir posso também passar alguns medicamentos que já administrei nela a lista é grande.

  • 135. Thamara  |  07/04/2014 às 18:29

    Tenho uma shihtzu de 1 ano e 5 meses que foi diagnosticada com a demodex canis. Estou usando o 1/2 lexin de 12 em 12hrs, Ivomec 0,3 ml um dia sim e outro nao e nebacetin nas feridas. Pra piorar minha shihtzu esta com gravidez psicologica e tive que usar o Sec lac para cessar a lactação. Vai fazer uma semana o tratamento, e as feridas estao sarando, porem ela esta apresentando vomitos 2x ao dia. Nao sei o que faco! devo parar as medicacoes?

  • 136. acbvonancken  |  09/04/2014 às 17:21

    Pare as medicações e volte quando parar com os vômitos.
    Providencie a castração dela.
    Abs

  • 137. Sabrina  |  27/05/2014 às 20:12

    boa tarde tenho uma Collie de 8 meses que está com sarna. Ja tratei com shampoo Peroxido, passei uma receita caseira de enxofre em pó com oleo de cozinha, e por ultimo usei um spray SARNEK
    nada disso resolveu, ela se coça o tempo inteiro
    por ser desta raça, sei que é contra-indicado Ivermectina, portanto nao administrei nenhum medicamento via oral para tal problema. Estou sem saber o que fazer, e minha cidade possui só 1 veterinário meio inexperiente. pode me ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


fevereiro 2010
S T Q Q S S D
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 21 outros seguidores


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: